Tecnologia na gestão de obras públicas

O Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, vai além de uma representação digital do projeto. É uma metodologia que permite gerenciar todas as informações de forma integrada e colaborativa, durante todo o ciclo de vida do empreendimento, desde a concepção até o retrofit (modernização) ou demolição. 

Seguindo tendências mundiais, o Governo Federal lançou, nos últimos anos, ações para incentivar o uso da metodologia BIM em obras públicas, como o Decreto nº 11.888, de 2024, a nova Lei de Licitação e Contratos, a Lei nº 14.133 de 2021, e outras legislações que estabelecem padrões de qualidade e gerenciamento de obras para assegurar mais transparência e lisura no trato com os recursos públicos.

Portal BIM - Imagem01 - v1

Razões para utilizar o BIM no setor público 

Com a implementação do BIM, sua gestão:  

  • ganha segurança jurídica antes, durante e depois da conclusão da obra para o gestor; 
  • reduz o tempo de execução da obra. Isso permite que a população colha os benefícios antes do previsto; 
  • aumenta a transparência, credibilidade e confiança; 
  • evita aditivos por erros de compatibilização no projeto, reduzindo os retrabalhos; 
  • economiza materiais, tem menos desperdícios e mais cuidado com o meio ambiente e; 
  • Atende ao recomendado pelos tribunais de contas.
OT11BI1

Nós podemos te ajudar

Implementar o BIM envolve mudança na cultura, equipamentos adequados e capacitação para sua equipe de trabalho. Com a ajuda certa, seu órgão vai dominar a metodologia e virar referência em gestão eficiente. Temos soluções e expertise para auxiliar o processo de implantação do BIM na sua instituição.

OT11BI1